APRESENTAÇÃO

O Prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica é destinado às iniciativas que contribuam significativamente para tornar a Ciência, a Tecnologia e a Inovação conhecidas do grande público. A sua criação, em 1978, representa uma homenagem ao médico, pesquisador, jornalista e educador, José Reis, que conseguiu aliar uma importante carreira como pesquisador de renome internacional ao trabalho de explicar ciência de modo didático por meio da imprensa.

Atribuído a três categorias em sistema de rodízio, Pesquisador e Escritor  Jornalista em Ciência e Tecnologia, Instituição e Veículo de Comunicação,  a 42ª edição/2022 apresenta a categoria Pesquisador e Escritor , com a concessão de R$ 20.000,00,  diploma, além de passagem aérea e hospedagem para permitir que o agraciado participe da cerimônia de entrega do Prêmio na programação oficial da 74º Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência  SBPC em julho de 2022.

Em 2022, o Prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica completa 42 edições com a certeza de estar cumprindo o objetivo para o qual foi criado, honrando o nome que lhe foi dado ao premiar profissionais de alto nível, que contribuem com eficiência para a divulgação do conhecimento científico e tecnológico, bem como reconhecendo as instituições ou veículos de comunicação que tenham tornado acessível ao público o conhecimento sobre Ciência e Tecnologia e os respectivos avanços.

A diversidade dos vencedores - entre os quais veículos de comunicação, instituições de pesquisa, equipes de programas de televisão, além de pesquisadores e seus trabalhos individuais - comprova a importância do Prêmio José Reis para motivar a criação dos mais diferentes mecanismos de divulgação científica e tecnológica.

DESTAQUES

O CNPq apresenta, em 2022, a 42ª edição do Prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica com o objetivo de premiar aquele pesquisador ou escritor enquanto divulgador da Ciência, Tecnologia e Inovação para o grande público.

Para dúvidas ou informações, entre em contato pelo pjr@cnpq.br