HISTÓRICO

O Prêmio José Reis foi criado pelo CNPq em 1978 como uma homenagem de reconhecimento ao trabalho do professor José Reis.

De início, o Prêmio era bienal e os candidatos eram sugeridos pela própria comissão julgadora.

Em 1982, tornou-se anual e teve o regulamento reformulado. No período de 1983 a 2013, o prêmio contava com três categorias: Divulgação Científica e Tecnológica, ao pesquisador ou escritor como divulgador da Ciência; Jornalismo Científico, ao jornalista destaque da área, e Instituição, premiando a instituição ou o veículo de comunicação que mais apoiou a divulgação científica. Em 2014, as denominações das categorias Divulgação Científica e Tecnológica e Jornalismo Científico passaram à denominação Pesquisador e Escritor e Jornalista em Ciência e Tecnologia, respectivamente.

Desde 1995, o Prêmio é concedido de forma anual a apenas uma das três categorias, em sistema de rodízio: Pesquisador e Escritor, Jornalista em Ciência e Tecnologia e Instituição e Veículo de Comunicação.

A edição de 2023 é destinada à categoria Jornalista em Ciência e Tecnologia, que premiará jornalista profissional que se destaque na difusão da Ciência, da Tecnologia e da Inovação nos meios de comunicação de massa, com a concessão de R$ 20.000,00, diploma, além de passagem aérea e hospedagem para permitir que o agraciado participe da cerimônia de entrega do Prêmio na programação oficial da 75º Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SBPC em julho de 2023.

DESTAQUES

O CNPq apresenta, em 2023, a 43ª edição do Prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica com o objetivo
de premiar o jornalista profissional que se destaque na difusão da Ciência, da Tecnologia e da Inovação nos meios de
comunicação de massa.


Para dúvidas ou informações, entre em contato pelo pjr@cnpq.br